data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Nova estrutura é de concreto e dá lugar à ponte de madeira que foi derrubada em 2015
Apesar da cerimônia de entrega da ponte da Rua Angelin Bortoluzzi ser hoje, às 17h, desde sábado a via conta com uma nova estrutura para tráfego de veículos e pedestres. A rua dá acesso ao Hotel Fazenda Pampas, antiga Cidade dos Meninos, e fica no limite entre o Bairro Camobi e o distrito de Arroio Grande. Desde 2015, o local estava sem ponte sobre o Rio Vacacaí-Mirim, e a prefeitura adotava medidas paliativas, como canos de concreto tapados com terra. A ponte, que era de madeira, foi arrastada pelas água da chuva em 11 de junho de 2015.
Carros se envolvem em acidente na região central de Santa Maria
Nos últimos tempos, a situação havia piorado. A gerente geral do Hotel Fazenda Pampas, Ana Paula Knapp Martinelli, 36 anos, conta que foram cerca de 7 meses sem acesso pela Rua Angelin Bortoluzzi, quando em junho de 2019 uma enchente levou os grandes canos de concreto que estavam no local. Ana Paula conta que o hotel perdeu alguns eventos nesses últimos meses, por conta do acesso. Mesmo as atividades que foram realizadas no local tiveram queda de público. Contudo, agora ela comemora a nova estrutura da ponte e o retorno de acesso pela via principal.
- Já tem gente olhando o espaço hoje (ontem) para um evento em março. E temos outras coisas marcadas já, vamos ter Carnaval e outros eventos - conta Ana Paula.
Os empresários de eventos Jorge Rodrigues, 35 anos, e Henrique Calil, 21, visitavam o hotel para planejar a estrutura de um evento que vão fazer em março. Eles contam que queriam ter feito esta festa no local em outubro, mas esperaram a inauguração da ponte.
VÍDEO: jovem fica ferida após acidente com máquina durante obra na Presidente Vargas
Os dois comentam que a estrutura ficou muito boa e mais larga, que facilita o acesso de caminhões, que levam até ao hotel equipamentos para os eventos que eles organizam.
- Algumas vezes tivemos problemas com o caminhão que leva os banheiros químicos, porque a roda caiu da ponte que tinha antes. O caminhão era bem da largura da estrutura que tinha ali. Tivemos de chamar outro veículo para conseguir tirar o caminhão. Agora, não vai mais ter esse problema e o pessoal vai ter fácil acesso ao lugar - avalia Calil.
A nova ponte foi feita pela empresa Benefatto Pré-Fabricados, de Santa Catarina, que fez a estrutura de concreto armado e pré-moldado. A prefeitura investiu R$ 430,3 mil no serviço, que começou em 12 de junho do ano passado.